Nunca mude a sua cosmovisão
- Copie o link
- Via Facebook
- Via Twitter
- Via Pinterest
- Via Google+
- Via Linkedin
- Via Email
- Turn off the light
O sistema quer a todo momento mudar a sua cosmovisão, não aceite ser manipulado. Nunca mudar a sua cosmovisão: por que isso é um erro e como evitá-lo
Você já se perguntou por que algumas pessoas são tão resistentes a mudar de opinião, mesmo diante de evidências contrárias? Ou por que algumas pessoas se apegam a crenças e valores que parecem irracionais ou prejudiciais? A resposta pode estar na cosmovisão.
A cosmovisão é o conjunto de pressupostos, ideias e valores que orientam a forma como vemos o mundo e nos relacionamos com ele. É como uma lente que filtra a nossa percepção da realidade e influencia as nossas decisões e ações.
A cosmovisão é formada ao longo da vida, a partir de diversas fontes, como a família, a educação, a cultura, a religião, as experiências pessoais, etc. Ela é dinâmica e pode mudar com o tempo, mas também pode se tornar rígida e inflexível.
Mudar de cosmovisão não é fácil. Envolve reconhecer que podemos estar errados, questionar as nossas certezas, abrir mão de hábitos e confortos, enfrentar críticas e conflitos, aprender coisas novas e se adaptar a novas situações. Por isso, muitas pessoas preferem manter a sua cosmovisão intacta, mesmo que isso signifique ignorar ou negar fatos, evidências e argumentos que a contradigam.
No entanto, nunca mudar de cosmovisão é um erro. Vejamos alguns motivos:
- Nunca mudar de cosmovisão impede o crescimento pessoal. Ao nos fecharmos em uma visão de mundo limitada e parcial, perdemos a oportunidade de ampliar os nossos horizontes, desenvolver o nosso senso crítico, adquirir novos conhecimentos e habilidades, descobrir novas possibilidades e potencialidades.
- Nunca mudar de cosmovisão prejudica o convívio social. Ao nos isolarmos em uma bolha ideológica, nos afastamos de pessoas que pensam diferente de nós, reduzimos a nossa capacidade de diálogo, empatia e cooperação, aumentamos o risco de conflitos e intolerância.
- Nunca mudar de cosmovisão compromete a nossa adaptação à realidade. Ao nos agarrarmos a uma visão de mundo obsoleta e incompatível com os fatos, nos tornamos incapazes de lidar com as mudanças e os desafios do mundo atual, perdemos oportunidades e vantagens competitivas, sofremos frustrações e decepções.
Então, como evitar esse erro? Como estar disposto a mudar de cosmovisão quando necessário? Aqui vão algumas dicas:
- Seja curioso. Busque conhecer outras perspectivas, culturas e opiniões. Leia livros, assista filmes, ouça podcasts, participe de cursos e eventos que ampliem o seu repertório cultural e intelectual.
- Seja humilde. Reconheça que você não sabe tudo e que pode estar errado. Não tenha medo de admitir as suas dúvidas e incertezas. Não se apegue ao seu ego ou à sua autoridade.
- Seja crítico. Não aceite tudo o que você ouve ou lê sem questionar. Verifique as fontes, os dados, os argumentos. Procure evidências e contra-argumentos. Não se deixe levar por preconceitos ou emoções.
- Seja aberto. Esteja disposto a ouvir e considerar pontos de vista diferentes dos seus. Não descarte uma ideia só porque ela vem de alguém que você não gosta ou não concorda. Não se feche em uma posição dogmática ou ideológica.
- Seja flexível. Saiba reconhecer quando você precisa mudar de opinião ou de atitude. Não tenha vergonha de mudar de ideia quando você aprende algo novo ou quando você percebe que estava errado. Não tenha medo de experimentar coisas novas ou de se adaptar a novas situações.