Doppelgänger - Sua Cópia Maligna
- Copie o link
- Via Facebook
- Via Twitter
- Via Pinterest
- Via Google+
- Via Linkedin
- Via Email
- Turn off the light
Os doppelgangers são a sua cópia maligna neste mundo. No folclore norueguês, os doppelgangers são conhecidos como "respiradores". No folclore alemão, há também a lenda de uma criatura mística que teria a capacidade de escolher, por qualquer motivo, uma “vítima” e copiar até mesmo as características mais profundas dela. Depois do processo de duplicação, o ser passaria a acompanhar o indivíduo por onde ele fosse, mas apenas imitando-o, sem más intenções. Em diversas mitologias, ver a própria cópia significaria um presságio de mau agouro ou até mesmo um aviso de que a morte está próxima. Essa vertente também persiste: uma das versões da lenda alega que, quando conversam com o “original”, os doppelgangers aparentam dar conselhos de vida, mas estão, na verdade, plantando ideias maléficas e desvirtuadas.
Doppelgänger é uma palavra alemã que significa "duplo andante". É usada para descrever uma pessoa que é um sósia de outra pessoa. A palavra é frequentemente usada em contextos de superstição e folclore, onde um doppelgänger é visto como um mau presságio ou sinal de morte.
Em português, a palavra doppelgänger pode ser traduzida como "sósia" ou "cúpido".
A palavra doppelgänger foi usada pela primeira vez no século XVIII, mas a crença em sósias é muito mais antiga. Na cultura popular, o doppelgänger é frequentemente usado como um dispositivo de enredo em filmes, livros e programas de televisão.
Aqui estão alguns exemplos de doppelgängers na cultura popular:
- No filme "O Iluminado", Jack Torrance vê um doppelgänger de si mesmo no espelho.
- No livro "Doppelgänger", de Patricia Highsmith, um homem descobre que tem um doppelgänger que comete assassinatos.
- No programa de televisão "The X-Files", o agente Fox Mulder investiga casos envolvendo doppelgängers.
Os doppelgängers são frequentemente usados para explorar temas de identidade, identidade e perda. Eles podem representar o lado sombrio de nós mesmos ou o medo do desconhecido.
Um sósia é uma pessoa que parece idêntica a outra pessoa. É uma crença comum que todo mundo tem um sósia em algum lugar do mundo, mas não há evidências científicas para isso.
Existem várias explicações possíveis para o motivo pelo qual algumas pessoas são tão parecidas entre si. Uma possibilidade é que sejam gêmeos idênticos. Gêmeos desenvolvidos a partir do mesmo óvulo fertilizado serão sempre geneticamente idênticos e, portanto, terão exatamente a mesma aparência.
Outra possibilidade é que sejam gêmeos fraternos. Gêmeos desenvolvidos a partir de dois óvulos fertilizados diferentes não serão geneticamente idênticos, mas ainda podem parecer muito semelhantes. Isso ocorre porque eles terão muitos dos mesmos genes e estarão expostos aos mesmos fatores ambientais na vida fetal.
Também é possível que duas pessoas não relacionadas entre si pareçam muito semelhantes simplesmente por acaso. Isto é altamente improvável, mas não é impossível.
Aqui estão alguns exemplos de duplas:
- Oscar Wilde e Lionel Johnson, dois escritores britânicos do século XIX, eram frequentemente confundidos.
- Marilyn Monroe e Elizabeth Taylor, duas atrizes americanas, também eram frequentemente confundidas uma com a outra.
- David Bowie e Tilda Swinton, dois atores britânicos, foram comparados entre si por causa de sua aparência única.
Se você acha que viu seu próprio sósia, é importante lembrar que é uma crença comum, mas não há evidências científicas de que ela realmente exista.