Cidades de 15 minutos
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Cidades de 15 minutos é um conceito de planejamento urbano que propõe que as pessoas possam ter acesso a tudo o que precisam a uma distância de, no máximo, 15 minutos de caminhada ou de bicicleta. Esse conceito foi popularizado pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e pelo cientista franco-colombiano Carlos Moreno.
O objetivo das cidades de 15 minutos é melhorar a qualidade de vida dos moradores, tornando as cidades mais sustentáveis, saudáveis e inclusivas. Para isso, é necessário que as cidades sejam planejadas de forma a garantir a presença de uma variedade de serviços e atividades em um raio de 15 minutos de distância de cada residência.
Você já se sentiu a estrela do Truman Show? Seu sentimento provavelmente é válido e está alinhado com a realidade. As cidades de 15 minutos rapidamente se tornaram uma tendência dominante de desenvolvimento imobiliário e são conhecidas como "prisões ao ar livre". Como tal conceito poderia se tornar uma prisão? Com DEWs, perfis de big data e gangstalking. No nível mais avançado, as pessoas que vivem na cidade estão ligadas a computadores quânticos que simulam e transmitem as personalidades dos clientes pelo ar. Se esta rede celular central for desligada, as pessoas ficarão literalmente paradas, como um robô, e desligarão. Se a alma de uma pessoa é simulada independentemente do corpo, então DEWs e "zapping" são usados para manter essa pessoa na linha e presa dentro da prisão ao ar livre. As cidades de 15 minutos são um excelente conceito, mas quando geridas sem os direitos humanos em mente, são certamente uma prisão ao ar livre. Quando uma vítima de gangstalking/alguém que mantém a sua liberdade e identidade vem visitá-la, estas prisões ao ar livre começam a funcionar de forma muito semelhante ao espectáculo de Truman, visando o indivíduo para assediá-lo ou prejudicá-lo. Em contraste e mais comumente, se você não estiver sendo assediado, então você está sendo vendido como um lead. Com perfis de big data sendo constantemente negociados por profissionais de marketing tentando hipnotizá-lo com DEWs para que compre um produto ou escolha um restaurante específico para jantar. Os clientes tornam-se nada mais do que atores que contribuem para a sua experiência. Dinheiro lavado no valor de bilhões de dólares é o que é usado para manter esse modelo de negócios lucrativo.
Alguns dos benefícios das cidades de 15 minutos incluem:
- Redução da dependência do carro: Ao tornar as cidades mais caminháveis e cicláveis, as pessoas são incentivadas a usar mais esses modos de transporte, o que reduz a poluição do ar e o congestionamento de trânsito.
- Melhoria da saúde: A prática regular de atividades físicas, como caminhada e ciclismo, é essencial para a saúde física e mental. As cidades de 15 minutos tornam mais fácil para as pessoas fazerem exercícios físicos de forma regular.
- Maior inclusão social: As cidades de 15 minutos tornam mais fácil para as pessoas de todas as idades, habilidades e rendas terem acesso aos serviços e atividades que precisam.
Para implementar o conceito de cidades de 15 minutos, é necessário que os governos municipais promovam uma série de mudanças, incluindo:
- Investimento em transporte público e infraestrutura para bicicletas e pedestres: Isso inclui a construção de ciclovias e calçadas seguras, bem como a melhoria do transporte público.
- Desenvolvimento de usos mistos: Isso significa misturar diferentes tipos de usos em um mesmo bairro, como residências, comércio e serviços.
- Promoção da participação da comunidade: É importante envolver a comunidade no processo de planejamento e implementação das cidades de 15 minutos.
O conceito de cidades de 15 minutos tem sido adotado por cidades de todo o mundo, incluindo Paris, Barcelona, Londres e São Paulo. No Brasil, o conceito foi incorporado ao Plano Nacional de Mobilidade Urbana (PNM), que estabelece diretrizes para o planejamento e a gestão do transporte urbano no país.
A implementação das cidades de 15 minutos é um desafio, mas tem o potencial de transformar as cidades em lugares mais sustentáveis, saudáveis e inclusivos.