Plano Ice-9 - O Bloqueio Financeiro Global
- Copie o link
- Via Facebook
- Via Twitter
- Via Pinterest
- Via Google+
- Via Linkedin
- Via Email
- Turn off the light
O "Plano Ice Nine" é uma ideia central no romance de humor negro Cama de Gato, escrito por Kurt Vonnegut em 1963. Essa história gira em torno de uma substância chamada Ice Nine (ou "Gelo Nove", na tradução), desenvolvida por um cientista chamado Dr. Felix Hoenikker. Ele criou o Ice Nine para ser uma forma modificada de água com propriedades extremamente perigosas. O Ice Nine tem um ponto de fusão de 617 graus, o que significa que ele permanece sólido em temperatura ambiente, e, o mais aterrador, é que quando ele entra em contato com água normal, a água se transforma instantaneamente em Ice Nine, congelando tudo ao seu redor. O enredo do livro explora como, se liberado de seus frascos selados, o Ice Nine poderia transformar todos os corpos d'água do planeta, como rios, lagos e oceanos, em gelo, extinguindo a vida na Terra.
Esse conceito de Ice Nine se conecta a uma análise de como o colapso financeiro global pode ocorrer. No contexto em que o livro foi escrito, durante a Crise dos Mísseis de Cuba, a humanidade estava à beira de uma catástrofe nuclear, o que gerava um grande medo global. Vonnegut utilizou esse cenário de pânico para questionar o comportamento da elite e os sistemas financeiros, criando uma metáfora para o colapso. Esse cenário não é apenas uma ficção científica, mas também uma crítica social à maneira como as crises financeiras são manipuladas.
A história do Ice Nine reflete uma dinâmica de interligação entre os sistemas, algo muito semelhante ao que ocorre no sistema financeiro global. Bancos estão interconectados de tal maneira que, se um falir, ele pode levar os outros à falência, como já vimos em várias crises econômicas, incluindo a crise de 2008 nos Estados Unidos, e as crises na Grécia, Chipre e Islândia. Os bancos, tanto públicos quanto privados, muitas vezes acumulam dívidas enormes, muitas vezes originadas do luxo da elite, e, quando isso ocorre, o povo acaba pagando a conta.
No Brasil, por exemplo, durante o governo de Fernando Collor de Mello, vimos uma situação em que o governo congelou preços e impediu que as pessoas retirassem seu dinheiro das contas bancárias. Essa atitude se assemelha ao que poderia acontecer se um sistema bancário colapsar, como no cenário do Ice Nine. Quando um banco enfrenta dificuldades financeiras, os credores podem exigir o confisco de depósitos, ou seja, o dinheiro da população pode ser sequestrado a qualquer momento.
Além disso, há um fenômeno crescente que visa restrição de acesso ao dinheiro depositado em contas correntes e poupanças. Limites diários para saques, como R$ 500 ou R$ 1.000, são impostos à população, enquanto a elite, composta por parlamentares e empresários, tem acesso irrestrito a milhões em malas de dinheiro. Essa discrepância no tratamento entre a elite e a população comum evidencia a manipulação do sistema financeiro global.
Esse cenário de crise também está ligado a um movimento para eliminação do dinheiro físico, o que deixa as transações dependentes de sistemas eletrônicos, como cartões de crédito, débito e transferências digitais. A transição para um sistema sem dinheiro físico ajuda a centralizar o controle sobre as finanças, pois os governos e bancos têm mais facilidade de controlar e monitorar os fluxos financeiros.
A crise do sistema financeiro pode, assim, ser vista como uma metáfora do Ice Nine: um sistema interligado que, quando afetado, pode causar um colapso em cadeia, afetando todos os países e sistemas interligados, como aconteceu com a crise na Grécia. Quando um banco grande quebra ou uma economia enfrenta sérias dificuldades, a economia global pode ser abalada da mesma forma que a água do planeta seria congelada por uma partícula de Ice Nine.
A verdadeira crítica do romance é, portanto, a forma como as crises financeiras podem ser usadas para manipular a população e favorecer a elite. Vonnegut utiliza o Ice Nine como uma alegoria para alertar sobre os perigos de um sistema financeiro global excessivamente interligado, onde o colapso de uma parte pode afetar a totalidade. Essa ideia de interconexão nos leva a refletir sobre os sistemas financeiros e as suas falhas, questionando até que ponto somos vulneráveis a eles.
Em um cenário atual, vemos como as economias globais estão interconectadas e como os bancos têm poder para controlar o acesso ao dinheiro das pessoas. Em tempos de crise, o governo e a elite podem tomar medidas para restringir esse acesso, tal como o Ice Nine que transforma a água em gelo, congelando a vida de toda a Terra. Se o sistema financeiro global entrar em colapso, ele pode causar uma catástrofe econômica mundial, tal como a ameaça do Ice Nine no romance.
Em resumo, o conceito de Ice Nine não é apenas uma invenção de ficção científica, mas sim uma crítica poderosa ao sistema financeiro, às crises econômicas e à manipulação das elites. Como o Ice Nine, os sistemas bancários são extremamente interconectados e, quando um deles falha, pode afetar todos os outros, trazendo consequências globais. O controle sobre a economia e a falta de acesso ao dinheiro das pessoas são temas centrais, que tornam esse plano um reflexo de um cenário real de manipulação e risco financeiro. A lição que fica é: o sistema financeiro global pode ser volátil, e as elites podem usar crises financeiras para reforçar o controle sobre a população.
Em Cama de gato, romance de humor negro de 1963, Kurt Vonnegut criou uma substância que chamou de ice-nine (gelo-9, na tradução brasileira). Descoberto por um físico, o dr. Felix Hoenikker, o ice-nine era um polimorfo da água, uma reorganização da molécula H2O. Duas propriedades distinguiam o ice-nine da água comum. Seu ponto de ebulição ocorria a 617ºC, o que significa que o ice-nine ficava congelado à temperatura ambiente. Além disso, quando uma molécula do ice-nine entrava em contato com uma molécula de água, a água instantaneamente se transformava em ice-nine.
Hoenikker colocou algumas moléculas ice-nine em frascos selados e as entregou para seus filhos antes de morrer. O enredo do romance gira em torno do fato de que se o ice-nine for liberado dos frascos e colocado em contato com uma grande quantidade de água, todo o estoque de água do planeja – rios, lagos e oceanos – congelará e a vida na Terra será extinta.
Ice-nine é uma boa maneira de descrever a reação das elites à próxima crise financeira. Em vez de reliquefazer o mundo, as elites o congelarão. O sistema será bloqueado. É claro que o ice-nine será descrito como temporário, como o presidente Nixon descreveu a suspensão da convertibilidade do dólar para o ouro em 1971. Convertibilidade para ouro à paridade fixa nunca foi restaurada. O ouro em Fort Knox está congelado desde então. O ouro do governo americano é ice-nine.
Ice-nine se encaixa perfeitamente com o entendimento dos mercados financeiros como sistemas dinâmicos complexos. Uma molécula de ice-nine não congela um oceano inteiro instantaneamente. Ela congela apenas as moléculas adjacentes. Essas novas moléculas de ice-nine congelam as outras em círculos cada vez mais amplos. A propagação seria geométrica, não linear e funcionaria como uma reação nuclear em cadeia, que começa com um único átomo sendo dividido, o qual logo se divide em tantos átomos que a liberação de energia é enorme.
Em um romance de comédia de 1963, um cientista criou uma substância chamada gelo-nove. Ice-nine era um polimorfo de água, um rearranjo da molécula H2O. Ice-nine tem duas propriedades que a distinguem da água comum. A primeira foi que o gelo nove foi congelado à temperatura ambiente. A segunda era que quando uma molécula de gelo-nove entrava em contato com uma molécula de água, a molécula de água instantaneamente se transformava em gelo-nove. Quando a água de gelo nove foi liberada em um grande corpo de água, todo o suprimento de água na Terra – de rios, lagos e oceanos – acabaria se tornando sólido e congelado e toda a vida na Terra cessaria.
Ice-9 foi mantido em um frasco. Mas se o frasco fosse aberto e uma molécula fosse despejada em água normal, toda aquela água congelaria. Então se espalharia e varreria os lagos, os rios e os oceanos. E toda a água do mundo acabaria congelando. Claro, todos no Planeta Terra morreriam. Era uma máquina apocalíptica, uma metáfora para a aniquilação nuclear. Este livro foi lançado na época da crise dos mísseis cubanos, então foi bastante atual. É a melhor descrição que já ouvi de um pânico financeiro: todo mundo quer seu dinheiro de volta de uma vez.
O processo logo fica fora de controle. Todo mundo vende ações, vende títulos, vende imóveis, vende tudo. Todos querem o dinheiro de volta de uma vez. Claro, as pessoas pensam que podem receber seu dinheiro de volta. Mas eles não podem. Eles descobrirão que o que eles realmente têm são ações, títulos, imóveis e mercados monetários, assim chamados, e eles não podem receber seu dinheiro de volta. Imagine que os fundos do mercado monetário estão fechados. Ninguém pode tirar o dinheiro deles. Então todo mundo corre para os bancos para pegar seu dinheiro. Mas os bancos estão fechados. Então, todo mundo tenta vender suas ações, mas o mercado de ações fecha. E assim por diante. Em outras palavras, no minuto em que uma parte do sistema fecha, toda a demanda por liquidez se move para outra parte. Mas seca. E essa parte do sistema tem que ser desligada também. Logo todo o sistema é desligado porque está profundamente interconectado. É aí que entra a metáfora do gelo-9, porque não é apenas uma molécula de água se transformando em gelo. Toda a água do mundo se transforma em gelo porque está tudo conectado.
Ice-nine é uma boa maneira de descrever a resposta da elite do poder à próxima crise financeira. Em vez de reliquificar o mundo, as elites o congelarão. O sistema será bloqueado. Ice-nine se encaixa com uma compreensão dos mercados financeiros como sistemas dinâmicos complexos. Uma molécula de gelo nove não congela um oceano inteiro instantaneamente. Ele congela apenas as moléculas adjacentes. Essas novas moléculas de gelo-nove congelam outras em círculos cada vez maiores. A propagação do gelo-nove seria geométrica, não linear.
Pânicos financeiros se espalham da mesma maneira. Normalmente começa com uma corrida em um pequeno banco. O pânico se espalha até atingir Wall Street e iniciar um crash no mercado de ações. Hoje, o pânico começa em um sistema de computador, que aciona ordens de venda pré-programadas que se espalham em outros computadores até que o sistema fique fora de controle. Os gerentes de risco usam a palavra “contágio” para descrever a dinâmica do pânico financeiro. Em um pânico financeiro, imprimir dinheiro é uma vacina. Se a vacina for ineficaz, a única solução é a quarentena. Isso significa fechar bancos, mercados de ações e commodities e fundos do mercado monetário, fechar caixas eletrônicos e ordenar aos gestores de ativos que não vendam títulos. As elites estão se preparando para um gelo financeiro sem vacina. Eles colocarão seu dinheiro em quarentena, bloqueando-o dentro do sistema financeiro até que o contágio desapareça.
Ice-nine está escondido à vista de todos. Quem não está procurando não pode vê-lo. Uma vez que você sabe que o gelo nove está lá, você o vê em todos os lugares. O plano de elite do gelo nove é muito mais ambicioso do que qualquer plano anterior. A Ice-nine vai além dos bancos para incluir seguradoras, empresas industriais e gestoras de ativos. Foi além da liquidação ordenada para incluir o congelamento das transações. Ice-nine seria global e não caso a caso. Envolve uma variação de uma molécula de água que um cientista inventou. Era diferente, uma variação da água diferente em um aspecto: derretia a 114 graus Fahrenheit e congelava à temperatura ambiente. Se uma molécula dessa água incomum entrasse em contato com uma molécula regular de água, a molécula regular se transformaria em gelo-9. Isso aconteceu repetidas vezes, em progressão geométrica.
O BIS, o FMI, o G20 e outras agências monetárias internacionais estavam emitindo alertas a um pequeno grupo de ministros das finanças, fundos soberanos, bancos e fundos privados como o Blackrock. Eles tiveram tempo para ajustar suas carteiras e evitar perdas que ultrapassariam o pequeno investidor. As elites também estavam estabelecendo uma base para que, quando a crise ocorresse, eles pudessem dizer com credibilidade: “Eu avisei”. Isso apesar do fato de que a maioria dos investidores mal sabia dos avisos quando eles soavam. Essa base facilita a aplicação da solução ice-nine. Como os investidores ignoraram avisos claros, eles não teriam ninguém para culpar além de si mesmos.
No final de 2016, o palco estava montado. O risco sistêmico atingiu níveis alarmantes. Os sintomas foram vistos nos sistemas financeiros dos EUA, Europa, Japão e China. O aparato ice-nine estava pronto para apreender os maiores bancos globais, congelar fundos do mercado monetário, fechar câmbios, limitar dinheiro e ordenar aos gerentes de dinheiro que suspendessem os resgates dos clientes. O SISTEMA FINANCEIRO GLOBAL SERIA BLOQUEADO! Restava apenas uma pergunta. Ice-nove funcionaria? Não havia dúvidas sobre a capacidade do governo de impor o gelo nove. Ainda assim, os cidadãos cederiam como antes, ou haveria uma descida à desordem? Se surgissem motins por dinheiro, as autoridades do mundo ocidental também estavam preparadas para isso.
Os EUA estão em estado de emergência desde 14 de setembro de 2001. O estado de emergência concede poderes extraordinários ao presidente americano, incluindo a lei marcial. Leis semelhantes foram aprovadas no Canadá, Europa, Austrália, Nova Zelândia, Japão e Índia. Isso não é coisa de teóricos da conspiração. O uso desses poderes de emergência e da lei marcial é uma versão mais coercitiva dos planos do Ice-Nine para congelar as contas em vigor. Ice-nine pretende ganhar tempo e restaurar a calma enquanto as elites trabalham em planos para alocar perdas e reliquificar o sistema. Se os eventos fugirem do controle mais rápido do que as elites esperam, medidas mais radicais podem ser necessárias. Tais medidas podem envolver o confisco de bens. Se encontrar resistência, a lei marcial apoiada pela polícia militarizada cumprirá as ordens do chefe de Estado. Os poderes de emergência não serão usados em uma crise financeira controlável do tipo que vimos em 1998 e 2008. No entanto, esse não é o tipo de crise que estamos enfrentando. A próxima crise financeira será exponencialmente maior e impossível de conter sem medidas extraordinárias.
À medida que a próxima crise começar e depois se agravar, as medidas descritas aqui serão implementadas, uma a uma. Primeiro vem o congelamento de ativos e o fechamento de câmbio. Em seguida, confisco apoiado pela força armada. Surge a questão – os cidadãos comuns irão defendê-la? Durante a crise financeira global de 1997-98, distúrbios na Indonésia e na Coréia deixaram muitos mortos. Havia sangue nas ruas. Desde a crise financeira de 2008, houve protestos violentos na Grécia, Espanha e Chipre que resultaram em muitas mortes. Na próxima crise, à medida que soluções confiscatórias forem empregadas, a resposta popular provavelmente envolverá resistência.
As elites também estão preparadas para isso. Washington tem um plano secreto para operações contínuas do governo durante ataques, colapso financeiro ou desastres naturais. Essa combinação de instalações e poderes de emergência significa que o governo dos EUA está pronto para uma catástrofe. O povo americano não. E exatamente o mesmo tipo de instalações de emergência e poderes de emergência foram implementados por todos os governos ocidentais – e feitos muito silenciosamente. Uma crise financeira global, pior do que qualquer outra antes, é iminente. Uma injeção de liquidez do tipo visto em 1998 e 2008 não será suficiente porque os balanços dos bancos centrais estão sobrecarregados. Haverá pouco tempo para responder. O congelamento de contas do Ice-9 será usado para ganhar tempo, mas os investidores ficarão impacientes com o Ice-9. Eles vão querer seu dinheiro de volta. Os motins do dinheiro começarão. Os governos não cairiam sem lutar. A resposta aos tumultos por dinheiro será o confisco e a força bruta. As elites governantes estarão seguras em suas montanhas fortemente vigiadas, ou refúgios em ilhas, ou comunidades fechadas fortemente fortificadas. Sem dúvida, um bloqueio financeiro global será seguido por sangue nas ruas. Não há força na terra que possa parar o desespero de um estômago faminto. Você está pronto para isso? Você está se preparando para isso?