Como funcionam as Mensagens Subliminares?
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Você já se perguntou como funcionam as mensagens subliminares? Elas são estímulos auditivos ou visuais que são apresentados abaixo dos limites normais de percepção humana, e que podem influenciar opiniões e atitudes sem que as pessoas se deem conta. Mas será que elas realmente funcionam? E quais são os tipos e as aplicações dessas mensagens? Neste post, vamos tentar responder a essas perguntas, com base em algumas pesquisas científicas sobre o tema.
As mensagens subliminares são diferentes das mensagens supraliminares, que são aquelas que podemos perceber conscientemente, mas que não nos damos conta de sua influência. Por exemplo, uma música tocada em uma loja pode afetar a escolha dos consumidores, sem que eles saibam que a música está influenciando seu comportamento. As mensagens subliminares, por outro lado, estão abaixo do nosso limiar de consciência, ou seja, não podemos percebê-las mesmo que as procuremos.
Existem três tipos principais de mensagens subliminares:
- - Mensagens aceleradas: imagens que são exibidas tão rapidamente (geralmente em alguns milissegundos) que as pessoas não as percebem.
- - Mensagens silenciosas: áudios de baixo volume que são inseridos em algum áudio mais alto, como música.
- - Discurso invertido: uma mensagem de áudio inserida de trás para frente, onde a faixa original disfarça o discurso invertido que existe por trás.
As mensagens subliminares sempre foram alvo de controvérsia e estudo dos cientistas, pelo seu potencial de influenciar as pessoas contornando a consciência e suas funções críticas. Por muito tempo, cientistas negaram a eficácia dessas mensagens subliminares, porém, novas pesquisas e experimentos mostraram que essas mensagens em publicidade podem, de fato, influenciar nosso comportamento de compra. Porém essa técnica possui algumas limitações:
- - As pessoas já devem ter uma necessidade: para mensagens subliminares influenciarem o comportamento, as pessoas já devem querer fazer esse comportamento. Por exemplo, uma mensagem subliminar relacionada a alguma marca de comida só seria eficaz caso a pessoa já estivesse com fome.
- - As mensagens devem ser simples e diretas: mensagens subliminares complexas ou ambíguas não têm o mesmo efeito que mensagens simples e diretas. Por exemplo, uma mensagem subliminar que diz "beba Coca-Cola" pode ser mais eficaz do que uma mensagem que diz "a felicidade está na Coca-Cola".
- - As mensagens devem ser congruentes com o contexto: mensagens subliminares que não têm relação com o contexto em que são apresentadas podem ser ignoradas ou rejeitadas pelo inconsciente. Por exemplo, uma mensagem subliminar sobre política inserida em um filme de terror pode não ter nenhum efeito sobre as pessoas.
As mensagens subliminares também podem ser usadas para outros fins além da publicidade, como autoajuda e desenvolvimento pessoal. Nesse caso, as mensagens subliminares funcionam a partir da percepção clara da mente subconsciente, que é responsável por regular continuamente o nosso comportamento. A repetição constante de frases positivas pode ajudar a criar novos padrões de pensamento e a melhorar aspectos como autoestima, confiança, motivação, entre outros.