A agenda para controlar o pensamento limitando a linguagem
- Copie o link
- Via Facebook
- Via Twitter
- Via Pinterest
- Via Google+
- Via Linkedin
- Via Email
- Turn off the light
Para a elite, 1984 não é um conto de advertência, é um plano. A palavra “Orwelliana” está sendo jogada em todos os lugares porque, infelizmente, é mais relevante do que nunca. Isso porque alguns dos elementos mais opressivos encontrados no romance distópico de George Orwell, 1984 - Mil novecentos e oitenta e quatro estão se tornando realidade diante de nossos olhos.
Novilíngua, novafala ou novidioma é um idioma fictício criado pelo governo hiperautoritário na obra literária 1984, de George Orwell. A novilíngua era desenvolvida não pela criação de novas palavras, mas pela "condensação" e "remoção" delas ou de alguns de seus sentidos, com o objetivo de restringir o escopo do pensamento. Uma vez que as pessoas não pudessem se referir a algo, isso passa a não existir. Assim, por meio do controle sobre a linguagem, o governo seria capaz de controlar o pensamento das pessoas, impedindo que ideias indesejáveis viessem a surgir.
Não se deve confundir novilíngua com simples tabu a respeito de palavras. A ideia aqui consiste em restringir as possibilidades de raciocínio, não o simples proibir a menção a coisas, fatos ou pessoas indesejáveis.
O estado totalitário descrito em Mil novecentos e oitenta e quatro controla as pessoas através de uma série de métodos alucinantes. Uma delas é a Novilíngua – uma linguagem controlada.
Através da proibição de palavras específicas do discurso público, a elite procura suprimir as ideias que representam. Como veremos neste artigo, eles estão em guerra contra gêneros, religiões (cristianismo em particular), história e qualquer coisa relacionada a uma identidade nacional. O objetivo final: criar uma cultura única, uniforme e global.
O objetivo final: criar uma cultura global uniforme que suplantaria as culturas, identidades e tradições de nações individuais. Através da criação de uma Novilíngua da vida real, a elite está tentando suprimir conceitos como gênero, nações, religiões e história para instaurar uma cultura homogênea que possa ser aplicada em todo o mundo.
Qualquer coisa que vá contra essa agenda agora é considerada ofensiva. Em outras palavras: Pensamentocrime.